Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Anúncio sobre duplicação de escolas de tempo integral é elogiado por Raup

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) saudou em Plenário, nesta sexta-feira (16), o anúncio da presidente Dilma Rousseff de que ainda este ano será duplicado o número de escolas de tempo integral no país.

No programa semanal Café com a Presidenta, na última segunda-feira (12), Dilma disse que até o fim de 2012 estarão nesse regime 30 mil estabelecimentos, que atenderão cinco milhões de estudantes em todo o Brasil, inclusive em áreas rurais.

As escolas de tempo integral são organizadas para oferecer, além das aulas regulares, atividades complementares que incluem acompanhamento escolar, práticas esportivas e conteúdos complementares, como informática. O programa é destinado a crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo.

- É uma notícia auspiciosa para milhões de brasileiros que não podem pagar um ensino de qualidade e que sonham com a melhoria das condições de vida – comentou.
O senador disse que a medida anunciada vai permitir a antecipação das metas do Programa Mais Educação. Até 2014, conforme assinalou, o número de escolas de tempo integral será também duplicado em relação ao total a ser alcançado esse ano: 60 mil escolas em turno estendido. 

- Trata-se de, sobretudo, de deflagrar um processo fundamental para o nosso crescimento econômico e para o nosso desenvolvimento sustentável – afirmou.

Como informado por Raupp, o governo investirá ainda este ano R$ 1,4 bilhão no programa Mais Educação. Ele observou que a adesão das prefeituras poderá ser feita até 30 de março, com prioridade para escolas que concentram beneficiários do programa Bolsa Família, além das que tiveram avaliação baixa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Raupp apontou a necessidade de melhoria na infraestrutura das escolas, para que funcionem em tempo integral, com projeto pedagógico capaz de potencializar os efeitos desse regime. Destacou outros desafios na área da educação, inclusive a qualificação e a promoção salarial dos professores, condição também para a melhoria do Ensino Médio, para que o país possa obter o mesmo êxito de países como a Coreia e agora a China.

O senador ainda destacou os investimentos que o governador de seu estado, Confúcio Moura, vem fazendo em escolas de tempo integral, na mesma linha de experiência que já vinha adotando antes como prefeito de Porto Velho. 

Agência Senado

Nenhum comentário: