Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Walter Pinheiro reivindica políticas públicas para reduzir efeitos da seca

Em discurso nesta segunda-feira (12), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse que é necessário que as políticas públicas sejam aperfeiçoadas ou criadas para que o Nordeste consiga conviver com a seca da maneira menos traumatizante possível. Ele ressaltou que as “políticas de convivência com a seca” são importantes em várias regiões do país, mas principalmente na região Nordeste, onde boa parte do território se localiza no semiárido.
– Estamos falando de uma área imensa onde as pessoas vivem, que elas cultivam e de onde tiram o seu sustento. E é importante lembrar o quanto a política de convivência com a seca é fundamental para enfrentar esses períodos. O Nordeste convive com isso, volto a insistir, cotidianamente – disse, lembrando que quase 69% do território da Bahia ficam em região semiárida.
Segundo o senador, a Bahia contabiliza atualmente 75 seus municípios em estado de emergência devido aos efeitos da seca, que compromete não só o abastecimento de água para a população, mas também a de alimentos. Walter Pinheiro disse ainda que, em audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, foi informado que recursos já estão sendo liberados para ajudar a Bahia.
Walter Pinheiro disse que as autoridades públicas têm de estar preparadas para “situações de emergência” em relação às secas, mas insistiu que uma “política perene de convivência com a seca” é fundamental para o país.
Da Redação
Agência Senado

Nenhum comentário: