Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

I AULÃO ENADE DA FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA

Em 2004, por meio da Lei 10.861/2004, o Governo Federal criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tendo como um de seus elementos o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que substituiu o Exame Nacional de Cursos, antigo Provão.      

De lá para cá criou-se uma cultura da avaliação no setor e hoje é possível ter uma ideia sobre como anda o aprendizado dos estudantes universitários no país e ter indicadores e insumos para uma visão geral sobre a qualidade e o aproveitamento do Ensino Superior Brasileiro.

Por meio dos resultados do ENADE que são construídos os indicadores de qualidade da educação superior, utilizados pelo Ministério da Educação para a regulação e pelas instituições para promover ações de planejamento e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos. 

Porém a utilização da nota dos alunos transformada no Conceito ENADE, que compõe o sistema de avaliação das instituições, é questionada por especialistas como forma adequada para medir a qualidade do ensino e para gratificar ou punir cursos ou estudantes com base nos resultados. E daí vem o questionamento:  
    
   “Será que o mau desempenho dos alunos na avaliação necessariamente reflete um ensino de má qualidade?” Lembramos que nem sempre as médias do ENADE refletem com precisão o conhecimento adquirido pelo aluno. 

“Tanto o boicote quanto o descompromisso de alguns discentes influenciam na média. De acordo com o INEP, muitos estudantes nem comparecem à prova e outros, quando se dispõem a fazer o teste, preocupam-se apenas em cumprir o tempo mínimo, entregando somente metade da prova feita”. Sendo assim, muitos esquecem, no entanto, que alguns empregadores poderão olhar o conceito ENADE de sua Instituição para decidir-se por uma contratação ou não.

A Faculdade Católica Santa Teresinha resolveu este ano promover aulões e simulados para os três cursos (Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social) que vão passar pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). 

No dia 28 de fevereiro do corrente ano, a FCST promoveu o I AULÃO ENADE DA CATÓLICA, contando com a participação dos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. A abertura foi realizada pela Profa. Esp. Edilva  Azevedo dos Santos, da disciplina de Língua Portuguesa.

De acordo com o calendário acadêmico da Faculdade Católica Santa Teresinha, será realizado neste mês de março o aulão para os alunos do Curso de Serviço Social, contando com a participação dos Professores Emerson Araújo de Medeiros, Cleryston Rafaell de Medeiros Wanderley e Edilva  Azevedo dos Santos.

A Faculdade já começou a trabalhar no sentido de conscientizar os alunos da importância do ENADE e todos os professores estão vestindo a camisa nessa campanha. FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA - O NOME DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SERIDÓ.

Nenhum comentário: