A Defensoria Pública do Estado da Paraíba revelou o número de inscrições registradas no concurso DPE PB. No total, 6.463 candidatos concorrerão as 20 vagas para cargo de defensor público.
O quantitativo agradou o órgão que ressaltou a satisfação por meio de um post nas redes sociais .
"A Defensoria Pública fica feliz em saber que há inúmeros candidatos desejando ingressar nos quadros da instituição. Ganha a instituição e ganha também a sociedade ao ter excelentes profissionais atuando em favor dos hipossuficientes", consta na nota do perfil da DPE PB.
Ainda de acordo com o comunicado, a seleção recebeu 179 inscrições para concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência. Além disso, 1.145 candidatos vão disputar as chances destinadas para negros e pardos.
Outros três candidatos ainda se declararam quilombolas, 12 indígenas e 47 originados de comunidades tradicionais.
Provas estão previstas para abril
Os candidatos serão avaliados por meio de provas escritas e orais, além da avaliação de títulos. As avaliações serão realizadas na cidade de João Pessoa, na Paraíba.
A primeira prova, a objetiva, está marcada para o dia 24 de abril, e contará com 100 questões, sendo elas de:
Direito Civil e Direito do Consumidor (12 perguntas);
Direito Processual Civil (12);
Direito Penal (15);
Direito Processual Penal (12);
Direito de Execução Penal (cinco);
Criminologia (cinco);
Direito Constitucional (sete);
Direito Administrativo (três);
Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade (nove);
Tutela Coletiva (sete);
Princípios Institucionais da Defensoria Pública (cinco);
Direito da Criança e do Adolescente (cinco); e
Sociologia Jurídica, Filosofia Jurídica e História da Paraíba (três).
Será considerado aprovado na objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acertos do total, referente à soma dos acertos de todos os blocos.
Serão classificados para a segunda etapa, pela ampla concorrência, os 170 candidatos que obtiverem as maiores notas, após o julgamento dos recursos e os empatados na última posição.
A segunda etapa contará com provas específicas, que serão realizadas no dia 26 de junho. Os aprovados ainda apresentarão seus títulos, com entregas marcadas entre os dias 12 e 15 de dezembro, e uma prova oral, entre os dias 12 e 19 do mesmo mês.
O concurso está previsto para ser concluído no dia 27 de fevereiro de 2023. Após essa data, a seleção será homologada e ficará válida por dois anos, cabendo prorrogação.
Concurso DPE PB oferece 20 vagas
Os interessados no concurso devem apresentar o nível superior em Direito e, no mínimo, dois anos de atividade jurídica. Os aprovados terão ganhos iniciais de R$12.213,70, podendo ser acrescido das seguintes verbas e indenizações:
ajuda de custo;
diárias;
auxilio transporte;
auxílio moradia;
gratificação pelo exercício de atividades de difícil provimento, que serão discriminadas por resolução do Conselho Superior;
auxílio alimentação;
auxílio saúde;
gratificação de férias;
gratificação natalina;
gratificação por acumulação de função;
gratificação pelo exercício de atividade fiscalizatória do Nudecon;
gratificação de representação pelo exercício de função de confiança ou cargo em comissão;
gratificação de representação da Defensoria Pública da Paraíba para atuação nos Tribunais Superiores; e/ou auxílio funeral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário