Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Ipem fiscaliza balanças em supermercados, shoppings e galerias em Natal

A operação “De Olho no Peso”, realizada pelas equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), verificou 368 balanças em supermercados e em estabelecimentos comerciais localizados em shoppings e galerias de Natal. De acordo com o órgão, das balanças verificadas, três foram notificadas por irregularidades que não trazem prejuízo ao consumidor. 

“O principal objetivo dessa operação é garantir que os estabelecimentos que trabalham com produtos que são pesados para a venda direta ao consumidor estejam utilizando instrumentos (balanças) que sigam as exigências da legislação metrológica do Inmetro e que essas balanças estejam funcionando corretamente”, explica o diretor- geral do IPEM/RN, Theodorico Bezerra Netto.

Como destacou o Ipem, as balanças comerciais devem ser verificadas anualmente. O consumidor pode observar se a balança está em conformidade com a legislação ao conferir a presença do  do Selo de Verificação do Inmetro com o ano subsequente (no caso 2023 e 2022 se ainda estiver dentro do prazo de um ano da última visita) e a presença do lacre de segurança. Também é possível averiguar se as balanças estão bem niveladas e se há placa de identificação com informações sobre o fabricante e carga máxima e mínima, que são itens obrigatórios. 

Nenhum comentário: