Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Projeto “Gelateca no Hospital” incentiva a leitura no Walfredo Gurgel

 


O projeto Gelateca no Hospital é desenvolvido pelo setor de Psicologia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Inicialmente a geladeira recheada de livros foi colocada no segundo andar para atender os adultos, mas o sucesso foi grande que foi instalada mais uma gelateca no terceiro andar para atender às crianças.

A ideia de usar uma geladeira para disponibilizar livros doados vem sendo realizada em vários lugares pelo País, como delegacias, praças e outros locais públicos. No hospital, acontece como uma intervenção literária, traduzida num gesto de cidadania e inclusão social, dando oportunidade aos usuários de acessar livros e conteúdo que possivelmente não poderiam alcançar em seu cotidiano. 

Segundo a psicóloga integrante do projeto, Débora Bianco Garbi, promover a leitura entre os pacientes melhora a condição psíquica, uma vez que a leitura estimula a criatividade, a memória, o pensamento crítico e a orientação espacial, além de auxiliar no preenchimento do tempo ocioso com qualidade.

E os benefícios não se limitam apenas aos pacientes e acompanhantes. “Vale destacar que este é, sobretudo, um projeto voltado para a humanização do SUS, sendo uma forma eficiente de proteção e promoção à saúde mental que ultrapassa o público de usuários do serviço de saúde do hospital e alcança também os servidores, que se envolvem não somente com as doações, mas, também consumindo as leituras”, explica. 

Para tornar-se “Gelateca”, a geladeira demandou estilização e adaptação do eletrodoméstico, para se tornar atrativo para a disposição de livros dos mais variados gêneros literários, que vão desde autoajuda, passando por romance e religiosos, todos oriundos de doações recebidas e armazenadas pela equipe de Psicologia do HMWG. Visando observar as medidas de biossegurança, os livros passam a ser de uso exclusivo de cada usuário, isto é, não retornam para a Gelateca.

Hoje o hospital necessita de livros infantis e adultos. "Principalmente livros infantis que estão sem estoque nenhum. Livros de romance, livros mais curtos e, ficção e livros de ação são os preferidos entre os adultos e até palavras cruzadas, revistas educativas estamos aceitando. Mas não aceitamos livros didáticos e em outras línguas, pois não tem saída", finaliza. 

Contato para doações de livros e parcerias através do telefone: (84) 3232.4883 


Nenhum comentário: