Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Programação científica e leilão marcam a presença da Emparn na ExpoNovos 2022

 


Manejo na avicultura, estratégias de controle do pulgão no sorgo e expansão da palma forrageira no Rio Grande do Norte. Estes são as temáticas das palestras que compõe a programação científica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) na XXIII Exposição Agropecuária de Currais Novos- ExpoNovos, que acontece de 07 a 10 de abril de 2022, no Parque de Exposições Dr. José Bezerra de Araújo.

Os pesquisadores da Emparn vão comandar a programação científica da feira durante toda a sexta-feira (08). As palestras são voltadas para agricultores e produtores do município de Currais Novos e região. “Estamos felizes com a retomada das exposições agropecuárias com o declínio dos números da pandemia e com isso a Emparn segue levando pesquisa, conhecimentos e orientações para ajudar o homem do campo em seus desafios”, comentou o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Marcone Mendonça que ministrará a palestra intitulada “Estratégias de controle do pulgão-amarelo, Melanaphis sacchari/M. sorghi, em sorgo forrageiro”.

A articulação para o alinhamento da programação de palestras foi feita entre as equipes técnicas Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) via Emparn e Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), em conjunto com a equipe do escritório regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN) e Prefeitura de Currais Novos.

Estande
Durante os dias do evento, o produtor contará ainda com informações sobre tecnologias voltadas para o agronegócio no estande institucional do Governo do Rio Grande do Norte- local onde a Emparn divide o espaço com Idiarn e Emater. “Os produtores poderão esclarecer dúvidas e ainda adquirir produtos com genética e qualidade que já são reconhecidas do público”, comentou o diretor Presidente, Rodrigo Maranhão.

Serão comercializados pintos de um dia, do Projeto Pró-Ave Caipira, mudas de banana da variedade pacovam e coco anão do jiqui.

Leilão da Urna

Na programação do sábado (08), a Emparn vai realizar o Leilão da Urna, para venda um garrote da raça Sindi do seu plantel. Os interessados devem depositar suas propostas na urna localizada no estande da Emparn, das 9 às 17 horas. A divulgação do resultado será às 18h. O animal será leiloado a partir de um valor mínimo. “O produtor do Seridó poderá comprar com um aminal com a genética da Emparn sem custo de frete. A Emparn levando a genética para sua região”, comentou o diretor Presidente, Rodrigo Maranhão.

O evento abre o Calendário do Circuito Estadual de Exposições e Agropecuárias, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Sape.

Programação Científica da Emparn na ExpoNovos 2022

Palestra 01

Tema: “Cuidados essenciais na alimentação e no manejo sanitário das aves nos primeiros 30 dias”

Hora: 9h

Pesquisador da Emparn: José Augusto Filho

Contador, Especialista em Desenvolvimento Sustentável do SemiÁrido Nordestino, UFRN.


Palestra 02

Tema: “Estratégias de controle do pulgão-amarelo, Melanaphis sacchari/M. sorghi, em sorgo forrageiro”

Hora: 10h

Pesquisador da Emparn: Marcone César Mendonça Chagas*

*Atual Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da EMPARN, Eng. Agrônomo – ESAM/Ufersa, Pesquisador da Embrapa/Emparn, Doutor em Entomologia - ESALQ/USP

Área de atuação profissional/concentração: Entomologia Agrícola - atuação em pesquisa na área de manejo integrado de pragas, com ênfase no controle biológico de insetos-praga


Palestra 03

Tema: “Caminhos para expansão da palma forrageira no RN”

Hora: 14h

Pesquisador da Emparn: Guilherme Ferreira Costa Lima*
*Médico veterinário, mestre em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), Ph.D em Agronomy - University of Florida (1995), com área de concentração em forragicultura e coordenador do Projeto Palma no âmbito do RN


Leilão da Urna

Bovino da raça Sindi

Lances no Estande da Emparn

Horário: 09h às 17h

Divulgação: 18h.


Nenhum comentário: