Páginas

domingo, 13 de novembro de 2022

Explosão em rua turística de Istambul mata 6 e fere 53


Pessoas reagem após uma explosão na movimentada rua pedestre Istiklal em Istambul, Turquia — Foto: Kemal Aslan/REUTERS

Pessoas reagem após uma explosão na movimentada rua pedestre Istiklal em Istambul, Turquia — Foto: Kemal Aslan/REUTERS

Uma explosão em uma movimentada rua de pedestres na área de Taksim, no centro de Istambul, deixou 6 pessoas mortas e ao menos 53 pessoas feridas, disse o presidente do país, Recep Tayyip Erdoğan.

A causa da explosão ainda não foi esclarecida. Cinco promotores foram designados para investigar a explosão, disse a agência de notícias estatal Anadolu. 

Um vídeo registrado por uma câmera de segurança (veja acima) mostra o momento da explosão.  

O órgão de vigilância da mídia da Turquia impôs uma proibição temporária de reportar sobre a explosão – uma medida que impede as emissoras de exibir vídeos do momento da explosão ou de suas consequências. O Conselho Supremo de Rádio e Televisão impôs proibições semelhantes no passado, após ataques e acidentes.

A rua, chamada Istiklal, é muito popular entre turistas e moradores da cidade, e reúne restaurantes e comércio. A explosão ocorreu às 16h20 no horário local, segundo o governador da província de Istambul, Ali Yerlikaya. 

A menos de 5km de distância está o estádio Vodafone Park, onde o Besiktas manda seus jogos. A partida de hoje contra o Antalyaspor foi adiada.  

Apesar de não ser a capital do país, Istambul é a maior cidade da Turquia e uma das mais importantes atualmente e também em toda sua história.

Anteriormente, durante o Império Romano, Istambul foi a capital do lado oriental do grande império, à época chamada de Constantinopla.

Por conta disso, o turismo é muito forte na região. Milhares de pessoas visitam as ruas mais modernas e também as mais históricas da cidade todos os anos.

A capital turca é Ancara, uma cidade que fica mais ao centro do país. Ela é a sede do governo da República da Turquia desde sua criação em 1923 e é um grande polo industrial.

 

Nenhum comentário: