Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sesed garante convocar concursados e distribuir vales-alimentação

https://mail.google.com/mail/u/1/?ui=2&ik=8a546a113d&view=att&th=134154c74b942547&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_gvvfdbme0&zw

Cumprimento de acordo com policiais civis foi alvo de audiência nesta terça-feira


O SINPOL/RN obteve respostas positivas da SESED, na tarde desta terça-feira, com relação à continuidade do cumprimento de Acordo - que pôs fim à greve da Polícia Civil em julho passado. 

Além de garantir que o Governo fará a convocação de alguns concursados, para preencher lacunas deixadas principalmente por aposentados e falecidos, o secretário-adjunto da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED), Clidenor Cosme da Silva Júnior, garantiu que os Vales-Alimentação, no valor de R$ 10,00, em substituição às quentinhas, serão implantados nos próximos dias para os plantonistas - já se encontrariam com a DEGEPOL.

Segundo Silva Junior, o compromisso da governadora Rosalba Ciarlini é que até o dia 15 próximo publicará a nomeação dos concursados. Ele observa que nos últimos dias o número de convocados, inclusive, teria aumentado. Serão chamados a preencher vagas: 12 delegados, 10 escrivães e 72 agentes.

O secretário-adjunto garantiu ainda solucionar o problema de pessoas estranhas aos quadros da Polícia Civil, cobrando da Corregedoria a apuração da transgressão dos gestores que permitem a permanência dessas pessoas, inclusive se comprometendo a dar voz de prisão e autuar aqueles que insistam em permanecer usurpando função própria de servidor Policial Civil.

Silva Junior afirmou ainda que trabalharia junto à SEJUC no sentido de apresentar solução a uma das cláusulas do Acordo descumprida até o momento – a apresentação de cronograma para conclusão de cadeias públicas, para acabar definitivamente com presos nas delegacias do interior. Ele apresentou uma ideia da SESED, de criação de Núcleo de Custódia da Polícia Civil, que se estabeleceria no atual prédio da Antiga DEPROV ou no prédio do CDP de Candelária, ao lado do plantão. Acerca desse ponto, a Diretoria se posicionou favorável, desde que não seja atribuída aos Policiais Civis a custódia dos presos naquele núcleo.

Para o presidente do SINPOL, Djair Oliveira, a audiência foi bastante positiva, mas ainda há muitos pontos que não avançaram. Atualmente, a 14ª DP ainda possui presos, e o Estado não apresenta data para a solução. Já a proposta de Reforma do Estatuto, que era para ter sido encaminhada pela DEGEPOL ao Gabinete Civil, com cópia ao SINPOL (que irá também apresentar seus pleitos), ainda não aconteceu.  Ele cita ainda que o número desta convocação de concursados é bem abaixo da expectativa – o SINPOL luta pelo chamamento dos 509 aprovados.

Nenhum comentário: