Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2022

Governo apresenta calendário do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias

 


O Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias do RN está de volta! Após dois anos suspenso em virtude da pandemia da Covid-19, ele foi relançado pela governadora, professora Fátima Bezerra, na manhã desta quinta-feira, 24, em um café da manhã realizado no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e que contou com a presença de representantes das principais entidades ligadas às atividades do campo.

O Circuito é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), que está investindo cerca de R$ 4 milhões para realizá-lo. Serão reunidos os principais eventos do setor rural potiguar, sendo um importantíssimo instrumento para fomentar e incentivar as atividades ligadas à agricultura, pecuária e pesca em todas as regiões do estado.

“Hoje é um momento para celebrar, comemorar o retorno desse Circuito que após dois anos em virtude da pandemia não foi realizado. Retomamos com força total, ampliando as cidades participantes. Este ano, 26 cidades integram o calendário. Vamos passar em todos os territórios do Rio Grande do Norte. É o Governo cada vez mais motivado e confiante no desenvolvimento rural do estado”, declarou a governadora, professora Fátima Bezerra.

Para o secretário de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape-RN), Guilherme Saldanha, as expectativas para a realização do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias, são as melhores possíveis. “Nós estamos lançando hoje o maior calendário de exposições agropecuárias já feito pelo estado do Rio Grande do Norte e um dos maiores do Nordeste. Esperamos boas feiras, fechamento de ótimos negócios e capacitação para os agricultores”, disse o titular da Sape.

O diretor da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc), Alexandre Chaves, ressaltou a importância da retomada do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias. “Para nós que fazemos a Anorc é motivo de muita alegria essa retomada”.

Presente à solenidade de lançamento do Circuito, o diretor do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, falou da satisfação de integrar o grupo de parceiros do Circuito. “Somos muito felizes em compor esse grupo que pensa no desenvolvimento do estado”, enfatizou.

O prefeito do município de Currais Novos, Odon Júnior, fez questão de agradecer a parceria do Governo na realização da 23ª ExpoNovos. “Nós teremos o desafio de abrir este calendário de exposições com uma programação bem variada com torneio leiteiro, julgamento de raças, leilão, feira de negócios e capacitação para os agricultores”, explicou o prefeito.

Este ano, o Circuito tem eventos programados em 26 municípios do estado, começando por Currais Novos (na região do Seridó), que sediará, em 7 de abril, a ExpoNovos (Exposição Agropecuária de Currais Novos).

Também estão programados eventos em São Paulo Potengi, Lagoa Nova, Caicó, Apodi, Parnamirim, Macaíba, Coronel Ezequiel, Parelhas, Caraúbas, Jandaíra, Cruzeta, Afonso Bezerra, Assú, Patu, Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Lajes, Nísia Floresta, Pau dos Ferros, Upanema, Carnaubais, Natal, Jardim do Seridó e Jaçanã.

O Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2022, conta com o apoio do Programa Governo Cidadão, além de parcerias com a Emparn, Emater/RN, Idiarn, Ceasa, Sedraf, AGN, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, Anorc, Ancoc, ANCC, ABCC, Sebrae/RN, Faern e Senar.

Participaram do café da manhã de lançamento do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2022: o secretário da Sedraf, Alexandre Lima, o diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão, o diretor do Idiarn, Mário Manso, o diretor da Emater, Cesar Oliveira, o diretor da AGN, Edilson Fernandes, o diretor da Anorc, Acácio Brito, a representante da ANCC, Élia Barros, o diretor administrativo da Faern-Senar, Ubirajara Lopes, a gerente de negócios do Banco do Brasil, Shirley Castro, o gerente executivo do Banco do Nordeste, Irrailson Ferreira, o prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, o prefeito de Jaçanã, Uady Antônio, além de secretários de agricultura dos municípios.

Abaixo o calendário completo:

7 a 10 de abril – ExpoNovos – Currais Novos

28 de abril a 1º de maio – ExpoPotengi - São Paulo Potengi

12 a 15 de maio – Festa do Cavalo

19 a 22 de maio – Feira do Agricultor -Lagoa Nova 

26 a 29 de maio – ExpoCaicó - Caicó

3 a 5 de junho – Feira de Apodi - Apodi

10 a 12 de junho – Caprifeira de Coronel Ezequiel

17 a 19 de junho - Parelhas

30 de junho a 3 de julho – Expoeste - Caraúbas

8 a 10 de julho – Feira de Jandaira – Jandaíra

15 a 17 de julho - Cruzeta

22 a 24 de julho - Afonso Bezerra

29 a 31 de julho - ExpoAssu

5 a 7 de agosto - ExpoPatu

11 a 14 de agosto – Mossoró

25 a 27 de agosto – São Gonçalo do Amarante

26 a 28 de agosto - Lajes

1º a 4 de setembro – ExpoAgro - Nísia Floresta

1º a 4 de setembro – Pau dos Ferros

9 a 11 de setembro- Upanema

16 a 19 de setembro - Carnaubais

8 a 15 de outubro- Festa do Boi – Parnamirim

15 a 18 de novembro – Fenacam

18 a 20 de novembro – Jardim do Seridó

16 a 18 de dezembro - Jaçanã

Nenhum comentário: