Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Varíola dos macacos: com 813 casos, Brasil tem situação "preocupante"

 


O Brasil tem 813 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox), segundo dados do Ministério da Saúde. Hoje (26), a líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a doença, Rosamund Lewis, disse que a situação no país “é muito preocupante” e que os casos podem estar subnotificados por não haver testes suficientes à disposição. 

“É importante que as autoridades também tomem conhecimento da emergência de saúde pública e de interesse internacional, das recomendações e tomem as medidas adequadas”, declarou. Ela também disse que o surto pode ser interrompido com “estratégias certas nos grupos certos”. “Mas o tempo está passando e todos precisamos nos unir para que isso aconteça”, acrescentou.

No sábado (23), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. “Temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, declarou. 

O Ministério da Saúde destacou, por meio de nota, que a doença é prioridade para a pasta, que faz constante monitoramento e analisa a todo momento a situação epidemiológica para definir orientações e ações de vigilância e resposta à doença no país. “Todas as medidas hoje anunciadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) já são realizadas pelo Brasil desde o início de julho de forma a realizar uma vigilância oportuna da doença”, diz o texto.

O órgão ressaltou também que, antes mesmo da confirmação de casos no Brasil, foi instalada “uma sala de situação para elaborar um plano de ação com o objetivo de estabelecer estados e municípios sobre a melhor forma de atender a população”. Ainda segundo o ministério, “testes para diagnóstico estão disponíveis para toda a população que se enquadre na definição de casos suspeitos para varíola dos macacos”.

No sábado (23), a pasta informou que articula com a OMS a aquisição da vacina contra a doença. Em nota, o Ministério da Saúde disse que as negociações estão sendo feitas de forma global com o fabricante para ampliar o acesso ao imunizante para os países com casos confirmados.

Números

No Brasil, o maior número de casos está em São Paulo, com 595 infecções confirmadas. No Rio de Janeiro, são 109 pessoas com a doença, em seguida estão: Minas Gerais (42), Distrito Federal (13), Paraná (19), Goiás (16), Bahia (3), Ceará (2), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1) e Santa Catarina (3).

O vírus

A varíola causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês) provoca uma doença mais branda do que a varíola smallpox, que foi erradicada na década de 1980. 

Trata-se de uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

Sintomas

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.


 

Com 50 anos de história, Quinteto Violado fará apresentação em Caicó no Pavilhão de Sant'Ana

 


A banda Quinteto Violado fará apresentação especial nesta quarta-feira (27), no Pavilhão de Sant'Ana, após a novena. A banda é autora de uma das músicas mais cantadas pelos seridoenses que traz em suas estrofes detalhes de vários momentos da Festa que é Patrimônio Imaterial do Brasil.

Com 50 anos de história, a Banda já recebeu prêmios importantes no meio musical e realizou turnês no exterior como Canes/França, Paraguai, Luanda - Angola, dentre outros países, levando sempre na sua bagagem um repertório com músicas nordestinas.

A promoção é da Paróquia de Sant’Ana e da ACAF – Associação Cultural Amigos da Furiosa, em parceria com o SESC RN e Município de Caicó. Patrocínio: SeridoPlast, Ligzarb, Eletrocenter, Café Santa Clara, Vitakero, Slup Sorvetes, Casa do Sertanejo e Del Rayssa.

Flamengo recebe Athletico-PR em 1º jogo das quartas da Copa do Brasil

 


Pelo quarto ano seguido, Flamengo e Athletico-PR estão frente a frente pela Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (27), os rubro-negros se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, no jogo de ida do confronto pelas quartas de final da competição. A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz e reportagem de Bruno Mendes.

A vantagem na sequência recente é do Furacão, que levou a melhor em 2019 (quartas de final) e no ano passado (semifinal). Os cariocas avançaram nas oitavas de final de 2020. Antes, em 2013, o confronto foi na final, com a taça ficando no Rio de Janeiro. Ao contrário dos embates de anos anteriores, a partida decisiva será na Arena da Baixada, em Curitiba, em 17 de agosto.

Os times iniciaram a caminhada nesta Copa do Brasil na terceira fase, por estarem envolvidos com a Libertadores. O Flamengo passou por Altos-PI e Atlético-MG, enquanto o Athletico despachou Tocantinópolis e Bahia. Os paranaenses ganharam os quatro jogos disputados, com 13 gols marcados e quatro sofridos. Os atacantes Pablo e Vitor Roque, com três gols cada, são os artilheiros do Furacão. Os cariocas têm três vitórias e uma derrota, anotando sete gols e levando somente três. O meia Giorgian de Arrascaeta balançou as redes duas vezes, sendo o protagonista da equipe na competição.

O zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique, com lesões no joelho, são desfalques no Flamengo. Na comparação com as partidas contra o Atlético-MG, pelas oitavas de final, o técnico Dorival Júnior ganhou os reforços do volante Arturo Vidal e do atacante Everton Cebolinha. Em relação à vitoria por 2 a 1 sobre o Avaí, no último domingo (24), na Ressacada, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro, o volante Thiago Maia, que cumpriu suspensão, está novamente à disposição. O zagueiro Gustavo Henrique, por sua vez, teve a saída confirmada para o Fenerbahçe (Turquia).

O Rubro-Negro carioca deve atuar com: Santos; Rodinei, Davod Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Giorgian de Arrascaeta e Everton Ribeiro; Pedro e Gabriel Barbosa.

No Athletico, o atacante Vitor Roque, que defendeu o Cruzeiro no início da Copa do Brasil, está fora de combate, assim como o volante Christian e os atacantes Julimar e Reinaldo, contundido. O atacante Marcelo Cirino, que estava no departamento médico, viajou com o elenco. Em relação à fase anterior, o volante Fernandinho - que retornou ao Furacão após 17 anos - poderá estrear na competição. O atacante Tomás Cuello, que não participou da derrota por 2 a 0 para o Botafogo no domingo (24), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo Brasileiro, por estar suspenso, está de volta.

Uma provável formação que o técnico Luiz Felipe Scolari mandará a campo terá: Bento; Khellven, Nico Hernández, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Erick e David Terans; Agustín Canobbio, Tomás Cuello e Romulo.


 

ZONA RURAL: Programa de Silagem da Prefeitura de Acari já garante 400 toneladas de forragem para alimentação animal

 


O Programa de Silagem, desenvolvido pela #PrefeituraDeAcari, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, é uma prática para armazenamento da forragem, um processo que garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento do animal - gado - seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo. 
 
Esse programa tem sido de fundamental importância, pois em nossa região a maior parte do ano é de estiagem, e com a falta de água e consequentemente de forragem, o pequeno produtor sofre com os prejuízos causados. 
 
O Programa de Silagem iniciou no mês de junho em Acari, e em apenas dois meses, já garante 400 toneladas de forragem para alimentação animal, um benefício que impacta positivamente a vida de 35 pequenos produtores/ agricultores familiares.

PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE TURISMO FELCS/UFRN realizarão pesquisa em Acari

 


Com o objetivo de levantar dados para compor o Invetário Turístico do município, Professores e Alunos do curso de Turismo/UFRN estarão aplicando uma pesquisa na cidade. 

A equipe iniciará, em campo, no dia 05 e permanecerá até 07 de agosto, aplicando os questionários.

ABC E ATLÉTICO SERIDOENSE se enfretarão na grande final da Taça "CHAGUINHA DE PILÓIA" em Acari

 


Acontecerá neste sábado, dia 30 de julho, no Estádio Municipal Pedro Celestino, a partida final da Taça "Francisco das Chagas Silva" (Chaguinha de Pilóia), a partir das 16h00. Uma grande disputa que definirá o grande campeão.
 
FINAL: ABC X ATLÉTICO SERIDOENSE
A #PrefeituraDeAcari, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes convida você e sua família para prestigiar. Leve sua torcida, participe! A entrada é gratuita.

SECRETARIA DE SAÚDE continua vacinando cães e gatos na zona rural em Acari

 


Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras — que anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação. 
 
A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.
 
Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.
Sendo assim, A #PrefeituraDeAcari, através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma campanha de vacinação na zona rural do município, protegendo cães e gatos contra a raiva. Já são 665 animais vacinados (número parcial).
 
CÃES VACINADOS: 502
GATOS VACINADOS: 163
TOTAL: 665 ANIMAIS VACINADOS

PROJETO TRAPIÁ SEMENTES inicia oficina de confecção de bonecos em Acari

 


Com apoio da #PrefeituraDeAcari, nesta terça-feira, dia 26 de julho, o projeto Trapiá Sementes esteve iniciando mais uma ação formativa: uma Oficina de Confecção de Bonecos. 
 
A ação permanece até o dia 28 de julho, na Escola Municipal Major Hortêncio de Brito, das 13h30 as 17h00 horas, com Emanuel Bonequeiro.
 
"TRAPIÁ SEMENTE passa de um sonho social de transformação a um impacto real nos participantes das seis cidades contempladas pelo projeto. A ARTE SALVA E O SERTÃO É NOSSA CASA!", comentou a equipe em suas redes sociais.

Secretaria de Saúde prossegue com vacinação contra Covid-19 em Acari

 


A #PrefeituraDeAcari, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a toda população que nesta quarta-feira, dia 27 de julho e sexta-feira, dia 29 de julho, haverá vacinação contra Covid-19 em todos os postos de Saúde (UBS), a partir das 08h00.
 
QUARTA (27):
40 doses por UBS
Para crianças de 03 a 05 anos
SEXTA(29):
120 doses por UBS (D3 e D4)
Para pessoas de 30 anos ou mais
Compareça ao posto de saúde mais próximo, portando sua caderneta de vacinação!

Brasil vai à final da Copa América Feminina e garante vaga olímpica

 


A presença brasileira na Olimpíada de Paris (França) está oficialmente confirmada. Nesta terça-feira (26), faltando exatamente dois anos para os Jogos de 2024, a seleção feminina de futebol se tornou a primeira equipe do país a garantir presença no evento com a vaga à final da Copa América, disputada na Colômbia. 

Pela semifinal, o time de Pia Sundhage bateu o Paraguai por 2 a 0 no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga, mesmo palco onde decidirá o título continental no sábado (30), às 21h (horário de Brasília), contra as anfitriãs.

Além do lugar em Paris, o Brasil se garantiu na Copa do Mundo do ano que vem, na Austrália e na Nova Zelândia. Ao contrário da Olimpíada, para a qual se classificariam somente os finalistas, os três primeiros da Copa América vão diretamente ao Mundial. O terceiro colocado será conhecido nesta sexta-feira (29), às 21h, no Estádio Centenário, em Armenia, no confronto entre Paraguai e Argentina. Quem perder, disputará a seletiva internacional ao lado do Chile, que ficou em quinto lugar.

Apesar do susto paraguaio aos dois minutos, em cabeçada da zagueira Verónica Riveros que a zagueira Tainara salvou em cima da linha, foi o Brasil quem abriu o placar. Aos 16, a meia Adriana cruzou pela direita, a zaga afastou e a sobra ficou com Tamires na entrada da área. A lateral rolou para a atacante Bia Zaneratto, que não conseguiu o domínio, mas ajeitou para a volante Ary Borges bater rasteiro, no canto. Aos 27 minutos, a atacante Debinha e a lateral Antônia dividiram com a defesa do Paraguai e Bia Zaneratto aproveitou a bola na área, soltando a bomba para ampliar e balançar as redes no 100º jogo dela pela seleção principal.

No segundo tempo, as paraguaias mantiveram a estratégia de buscar as bolas paradas e ensaiaram uma pressão na saída brasileira, mas sentiram o desgaste. Mesmo em ritmo mais lento que nos 45 minutos iniciais, o Brasil se manteve no campo de ataque, com a meia Kerolin sendo a jogadora mais ativa. A equipe canarinho teve diversas chances para ampliar a vantagem, mas errou nas tomadas de decisão e na finalização.

O Brasil é o maior vencedor da Copa América, com sete títulos em oito edições, sendo os três últimos consecutivos. Somente em 2006, quando a Argentina sediou o torneio e levou a taça, é que as brasileiras ficaram na segunda posição. A Colômbia, adversária na decisão, busca um feito inédito, após dois vices, em 2010 e 2014, ambos para a seleção canarinho.

Além de Brasil e Colômbia, os Estados Unidos e a anfitriã França estão assegurados na Olimpíada de Paris. As norte-americanas se garantiram com o título do Campeonato das Américas do Norte e Central e Caribe, realizado no México, conquistado no dia 18, ao derrotarem o Canadá (atual campeão olímpico) por 1 a 0 na final.

Brasil registra 37,9 mil casos e 351 óbitos por covid-19 em 24 horas

 


O Ministério da Saúde divulgou hoje (26) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil registrou, em 24 horas, 37,9 mil novos casos da doença e 351 óbitos.

Desde o início da pandemia, o país acumula 33,6 milhões de casos confirmados e 677,4 mil mortes registradas. O número pessoas que se recuperaram da doença somam 32,1 milhões (95,4% dos casos).

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados, com 5,8 milhões de casos e 172,6 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (3,8 milhões de casos e 62,7 mil óbitos); Paraná (2,6 milhões de casos e 44,3 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,6 milhões de casos e 40,3 mil óbitos).

O Acre registra o menor número de casos (141.151) e de mortes (2.010). Em número de casos, o estado da Região Norte é seguido por Roraima (171.871) e Amapá (175.871). Em relação aos óbitos, em seguida vem Amapá (2.149) e Roraima (2.158).

Vacinação 

Conforme o vacinômetro do Ministério da Saúde, 462,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas, sendo 177,9 milhões da primeira dose; 158,9 milhões da segunda dose, além de 100,8 milhões da primeira dose de reforço e 15,4 milhões da segunda dose de reforço.

 

Beneficiários com NIS final 8 recebem hoje Auxílio Brasil

 


A Caixa Econômica Federal paga hoje (27) a parcela de julho do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 8. O valor mínimo do benefício é de R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, três milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil. Neste mês, as parcelas mínimas ainda equivalem a R$ 400. De agosto a dezembro, o programa pagará benefício mínimo de R$ 600, conforme emenda constitucional promulgada no último dia 14 pelo Congresso Nacional.

Calendário

NIS jun jul ago set out nov dez
1 17/06 18/07 18/08 19/09 18/10 17/11 12/12
2 20/06 19/07 19/08 20/09 19/10 18/11 13/12
3 21/06 20/07 22/08 21/09 20/10 21/11 14/12
4 22/06 21/07 23/08 22/09 21/10 22/11 15/12
5 23/06 22/07 24/08 23/09 24/10 23/11 16/12
6 24/06 25/07 25/08 26/09 25/10 24/11 19/12
7 27/06 26/07 26/08 27/09 26/10 25/11 20/12
8 28/06 27/07 29/08 28/09 27/10 28/11 21/12
9 29/06 28/07 30/08 29/09 28/10 29/11 22/12
0 30/06 29/07 31/08 30/09 31/10 30/11 23/12

Benefícios

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício as famílias com renda per capita [por cabeça] de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

Neste mês, não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, equivalente a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, será retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio. Esse aumento vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso.



terça-feira, 26 de julho de 2022

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE ACARI, EMATER promove curso de Inseminação Artificial em bovinos


Está acontecendo em Acari, um curso de Inseminação Artificial em Bovinos, promovido pela EMATER, em parceria com a #PrefeituraDeAcari, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento. Estão participando 13 pessoas, entre pequenos produtores, técnicos e estudantes.
 
A inseminação artificial em bovinos é a técnica que consiste na deposição mecânica do sêmen no aparelho reprodutor da fêmea, por meio de instrumentos. 
 
É o conjunto de ações realizadas desde a colheita do fluido seminal, sua análise e processamento em laboratório e sua manutenção em condições extracorpóreas (congelamento) até a sua introdução na fêmea.

PREFEITURA DE ACARI articula parcerias para implantação da Casa do Mel no município

 

Nesta terça-feira, dia 26 de julho, o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, Chico de Onessino, esteve no gabinete do secretário estadual de agricultura, Guilherme Saldanha, em Natal, acompanhado de integrantes da Associação dos Apicultores de Acari.
 
O objetivo foi de unir forças, em parceria com os mesmos, para possibilitar a implantação da Casa do Mel no município.
 
Por Assessoria de imprensa da prefeitura de Acari 

Nenhum comentário: