Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Concurso Segurança PE: corporações finalizam estudo de vagas

 


As forças de Segurança do Estado de Pernambuco finalizaram o estudo sobre o número de vagas para os novos concursos. Cada corporação definiu quantas oportunidades devem ser abertas para cada cargo. 

Os quantitativos solicitados pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros já foram encaminhados para a Secretaria de Administração (SAD PE). A informação foi passada pela deputada estadual Gleide Ângelo na última sexta-feira, 29. 

De acordo com a deputada, ainda esta semana, ocorrerá uma reunião com o governador Paulo Câmara a respeito do quantitativo de vagas e previsão do mês do edital. “Após a reunião passo todas as informações para vocês”, prometeu Gleide em suas redes sociais .

A estimativa é que os editais sejam publicados ainda no segundo semestre com grande número de vagas. Em 2018, por exemplo, a Polícia Militar de Pernambuco tinha 20 mil servidores. Este ano, o efetivo está em 15 mil servidores.

Isto aponta a urgência para abertura de milhares de oportunidades no concurso para que a carência seja suprida. 

O concurso PM PE contará com um novo requisito de idade. Em julho, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta a idade máxima para 30 anos para soldados e oficiais.

A exceção é para o cargo de oficial médico, cujo limite será de 35 anos. A medida também é válida para o Corpo de Bombeiros de Pernambuco. 

Até então, o limite de idade para inscrição em concursos das corporações era de 28 anos, com exceção do Quadro de Oficiais Médicos (QOM), que era de 33 anos.

O projeto de lei para aumento da idade é de autoria do governador de Pernambuco, Paulo Câmara. 

“É inegável que a evolução da medicina, o aumento da qualidade e expectativa de vida e a melhoria da saúde em geral permitem a revisão das faixas etárias, visando ampliar o espectro de pessoas plenamente aptas ao exercício de funções na polícia militar e no Corpo de Bombeiros Militar”, disse o governador em sua justificativa.

Último concurso PM e Bombeiros PE ocorreu há quatro anos

Em 2018, foi publicado o edital do último concurso PM e Bombeiros PE. No total, foram disponibilizadas 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 oportunidades para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para se candidatar a oficial da PM PE foi preciso ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria;
  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE tiveram 60 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova apresentou 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Enquanto para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os participantes ainda foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

Nenhum comentário: