Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Governadores assinam Carta de Brasília após reunião com Lula

 

Governadores de 27 estados e do Distrito Federal se reuniram com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, nesta sexta-feira (27). O encontro desta sexta-feira, de Lula com os governadores, havia sido solicitado pelo próprio presidente como forma de relançar o pacto federativo no novo mandato. É a segunda vez que Lula se reúne com o grupo.

Durante o encontro, os governadores assinaram a carta de Brasília, na qual eles reafirmaram o compromisso com o estado democrático de direito e com a estabilidade institucional e social do Brasil.

Eles também informaram que irão criar um Conselho da Federação, que terá representantes da União, dos Estados e dos municípios. O órgão será uma agenda permanente de diálogo e pactuação onde serão debatidos temas considerados prioritários pelos entes federados.

Os governadores também disseram que, por meio de Consórcios Públicos, vão buscar resgatar ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional.

 

 

Nenhum comentário: