Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2023

Palmeiras vence Flamengo e conquista a Supercopa do Brasil

 


O Palmeiras é campeão da Supercopa do Brasil! Em um jogo bastante animado, o Verdão venceu o Flamengo por 4 a 3 e levantou a primeira taça do ano. A partida foi realizada na tarde deste sábado (28), no Estádio Mané Garrincha, na capital brasileira.

Raphael Veiga e Gabriel Menino marcaram duas vezes cada para o time de Abel Ferreira, enquanto Gabriel Barbosa (2) e Pedro descontaram para o Rubro-Negro.

É o primeiro título do Palmeiras na Supercopa do Brasil. Anteriormente, o Verdão tinha ficado apenas com o vice em 2021, contra o próprio Flamengo. A conquista também completa o cabinete de Abel Ferreira, que conquistou a última taça nacional que faltava em seu repertório com o time paulista.

Com o título, além do troféu, o Palmeiras embolsa 10 milhões de reais. O vice-campeão Flamengo fica com 5 milhões. As quantias são o dobro dos valores pagos no ano passado, com a Conmebol ajudando a CBF a bancar o aumento.

O JOGO

PALMEIRAS IMPÕE SEU RITMO NO MANÉ

Como era de se esperar, a intensidade foi. alta desde o apito inicial, o que resultou
em poucos espaços em campo. Melhor para o Palmeiras, que, quando saiu para pressionar a saída de bola do Flamengo, foi eficiente. A dificuldade foi tanta que o time de Vítor Pereira não conseguiu construir lances de perigo no primeiro tempo.

A equipe de Abel Ferreira, conhecida pela objetividade ao atacar, manteve-se dentro de suas características. Rony e Veiga deram trabalho a Ayrton Lucas e Thiago Maia. A primeira chance de gol, 19, quando Rony e Endrick pressionaram Santos, travaram o chutão do goleiro do Flamengo e não abriram o placar por pouco.

ZÉ RAFAEL FALHA, E GABI NÃO PERDOA!

O cenário era todo favorável ao Palmeiras, mas quem abriu o placar foi Rafael impediu a arrancada de Arrascaeta, mas foi desarmado na sequência e Gabigol deslocou Weverton com a categoria habitual e colocou o Rubro-Negro em vantagem naquela que seria a única finalização certa do time antes do intervalo.

VIRA-VIRA ANTES DO INTERVALO!

O gol do camisa 10 não mudou em nada o cenário do jogo. Endrick passou a levar a
melhor no duelo com David Luiz e, após receber passe da joia, Dudu arriscou de fora da área. A bola desviou na zaga do Flamengo e se ofereceu para Raphael Veiga, que não perdoou: bola no cantinho de Santos e tudo igual aos 38.

Empurrado por sua torcida, o Verdão seguiu em cima de um Flamengo sem resposta. Santos ainda defendeu chutes de fora da área de Dudu e Piquerez. Mas quando Gabriel Menino, de esquerda, soltou uma bomba no ângulo, o camisa 1 não pôde fazer nada. Virada do Palmeiras aos 49.

PROVOCAÇÕES DE LADO A LADO

A rivalidade entre os clubes teve seu papel na partida. Na comemoração, Gabi tirou camisa 10 e. como Messi, a mostrou para a torcida adversária. Uma chuva de objetos foi lançada na direção do atacante e ele recebeu amarelo por ter tirado a camisa. Os palmeirenses deram a resposta ao celebrarem os gols igualmente em frente aos torcedores do Flamengo. Menino ainda fez gestual característico do adversário.

15 MINUTOS MÁGICOS EM BRASÍLIA

Se o primeiro tempo já havia sido bom, Palmeiras e Flamengo entregaram o que há de melhor no futebol após o intervalo. Os primeiros 15 minutos foram insanos. Eletrizantes. Alucinantes. Espetaculares. Escolha o adjetivo que quiser.

Logo aos cinco, Everton Ribeiro fez o que sabe de melhor e deixou Gabigol cara a cara com Weverton. A cavadinha, sutil, fez a torcida do Flamengo explodir no Mané: placar novamente igual!

Aos 11, o árbitro viu mão na bola de Everton Ribeiro e não teve dúvidas: pênalti para o Palmeiras. Veiga, o cara das decisões, cobrou muito bem e fez os palmeirenses vibrarem pela terceira vez.

Se o Flamengo não soube o que fazer no primeiro tempo, a reação não poderia ter sido melhor neste momento. Aos 15, a troca de passes terminou com Ayrton Lucas indo à linha de fundo e cruzando para trás. Pedro, com um brilhante toque de calcanhar, marcou um verdadeiro golaço, levando a parte rubro-negra do estádio a delírio. Tudo isso e ainda tinham 30 minutos, mais acréscimos, de jogo pela frente.

A partir disso, já não havia tática ou plano de jogo que explicasse o que acontecia em campo. Seguindo com o mesmo ímpeto, os times de Abel Ferreira e Vítor Pereira seguiram lançando-se ao ataque. Aos 26, o talento de Veiga fez a diferença mais uma vez. Jogadaca pelo lado esquerdo que acabou em Gabriel Menino. Outra vez com o pé esquerdo, o volante marcou pela segunda vez e devolveu a vantagem ao Palmeiras.

Os técnicos usaram e abusaram de seus elencos a partir dos 30 minutos. A partida seguiu aberta até o fim, com o Palmeiras sendo mais perigoso nos contra-ataques. O Flamengo, apesar de rondar a área rival, não exigiu mais de Weverton nenhuma defesa. Assim, em êxtase, o Verdão conquistou a Supercopa do Brasil de 2023.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4x3 FLAMENGO

Estádio: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data e hora: 28 de janeiro, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Boschilia e Bruno Raphael Pires
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira
Renda/Público: Presente: 56.095 e R$ 11.592.774,70

Gols: Gabigol (26'/1T e 6'/2T) e Pedro (16'/2T) pelo Flamengo / Raphael Veiga (38'/1T e 13'/2T) e Gabriel Menino (49'/1T e 29'/2T)

Cartão amarelo: Gabriel Menino (PAL), Gabigol (FLA), David Luiz (FLA), Everton Ribeiro (FLA), Marinho (FLA) e Pedro (FLA).
Cartão vermelho: Não houve.

PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)

Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Jailson, 33'/2T), Zé Rafael (Luan, 42'

/2T) e Raphael Veiga; Rony (Rafael Navarro, 42'/2T), Dudu (Breno Lopes, 42'/2T) e Endrick (Mayke, 19'/2T).

FLAMENGO (Técnico: Vítor Pereira)

Santos, Varela (Matheuzinho, 31'/2T), David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Matheus França, 50'/2T); Thiago Maia, Gerson (Vidal, 35'/2T), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Cebolinha, 31'/2T); Gabi e Pedro.

* Com informações da Lancepress

 

Nenhum comentário: