Páginas

domingo, 16 de outubro de 2022

China 'já conquistou controle total' de Hong Kong e quer fazer o mesmo em Taiwan, diz Xi Jinping

 


Na abertura do congresso que deve confirmar seu terceiro mandato, o presidente da China, Xi Jinping, disse neste domingo (16) que quer o controle total de Taiwan e que o direito de usar a força na ilha autogovernada não será renunciado.

Em um discurso marcado pelo tom de guerra, Xi Jinping abriu oficialmente o 20º Congresso do Partido Comunista, a reunião de mais de 2.000 membros do partido único que comanda a China e que acontece a cada cinco anos. É no encontro que o líder chinês é escolhido – o país não tem eleições diretas para presidente.

No fim do congresso, no próximo sábado (22), um terceiro mandato de Xi à frente do país deve ser confirmado, o que o tornará o líder mais longevo e poderoso da China desde Mao Tsé-Tung.

“A resolução de Taiwan é uma questão para os próprios chineses decidirem. Insistimos em lutar pela perspectiva de uma reunificação pacífica com a maior sinceridade e com o maior esforço”, discursou o líder chinês.

Ele reiterou a posição chinesa contra a busca de independência do governo de Taiwan, acrescentando que criticava “os separatistas e suas atividades, e não os compatriotas de Taiwan em geral”.

Xi também disse que a China alcançou controle abrangente sobre Hong Kong, para ele, mudando a situação na cidade “do caos para a governança”.

 

Nenhum comentário: