Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Ministério da Saúde amplia acesso à cirurgia de reconstrução mamária

 


O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (19), como parte da mobilização do Outubro Rosa, mês de conscientização e luta contra o câncer de mama, a ampliação do acesso à cirurgia de reconstrução mamária em mulheres com diagnóstico da doença e que foram submetidas à mastectomia pelo Sistema Único de Saúde.

Além disso, os serviços de saúde que alcançarem melhor desempenho no combate ao câncer de mama, receberão mais recursos financeiros para ampliação do acesso. Para isso, haverá uma aferição na qual os hospitais serão habilitados e classificados de acordo com o desempenho, baseado em critérios técnicos. Serão destinados R$ 100 milhões para essa ação.

O câncer de mama é a principal causa de mortes de mulheres no Brasil, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar. Em 2022, estima-se que cerca de 66 mil brasileiras tenham descoberto o câncer de mama.

O Governo Federal vem promovendo ações em todo o Brasil, fortalecendo a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. As novidades sobre o combate ao câncer de mama foram anunciadas em evento em que participaram também o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Caixa Econômica Federal.

 

Nenhum comentário: