Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Vacinados têm menor risco de desenvolver Covid-19 longa

O ministério da Saúde divulgou que as pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 têm menor risco de desenvolver sintomas prolongados da Covid-19 longa, como problemas respiratórios e queda de cabelos, por exemplo. A conclusão é de um estudo publicado na última semana, na revista Vaccine.

 

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, entre 10% e 20% das pessoas que tiveram Covid-19 desenvolvem alguma complicação prolongada. Especialistas continuam pesquisando mais de 200 sintomas relatados.

 

O estudo reuniu dados de seis pesquisas independentes com 500 mil pessoas que não se protegeram e 80 mil pessoas que tomaram o imunizante. 

 

As pessoas que se vacinaram contra a doença com duas doses, em comparação com quem não tomou nenhuma, tiveram uma menor incidência de fadiga persistente e transtornos respiratórios. 

 

A tendência foi semelhante sobre a incidência de problemas cardiovasculares.

 

A pesquisa reitera que é fundamental a conclusão do ciclo primário de vacinação, com as duas doses ou dose única, além da importância das doses de reforço ou adicionais na redução da mortalidade e casos. 

 

No Brasil, até o momento, 104 milhões de doses de reforço foram aplicadas na população, de acordo com o ministério da Saúde . 

 

 

Nenhum comentário: