Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2022

MINISTÉRIO DA SAÚDE vai distribuir auto teste para detectar HIV



O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis lançou a publicação Diretrizes para a distribuição do autoteste de HIV no Brasil – 2022. 

Desenvolvido para orientar profissionais e gestores de saúde com relação ao público-alvo, o documento é uma das estratégias para o alcance dessas pessoas.

A publicação apresenta também informações sobre comunicação, esclarecimentos a respeito do suporte oferecido ao usuário, monitoramento da estratégia e logística dos testes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A distribuição dos autotestes é uma das estratégias do ministério da Saúde para a prevenção combinada para a ampliação do diagnóstico.
A oferta do autoteste é voltada às populações-chaves e prioritárias especialmente aquelas que não são alcançadas pelos serviços de saúde ou que precisam ser testadas com maior frequência, devido à contínua exposição ao risco.

No autoteste, o procedimento é simples: o indivíduo coleta sua própria amostra (fluido oral ou sangue) e, em seguida, faz o autoteste e interpreta o resultado sozinho ou com alguém em quem confia. 

Todos as pessoas com um resultado positivo devem buscar um serviço de saúde para fazer testes complementares e ter a conclusão do diagnóstico.

Vale lembrar que o autoteste HIV é utilizado como uma estratégia adicional e não deve substituir a testagem rápida realizada nos serviços de saúde e o acolhimento integral do paciente, incluindo a possibilidade de oferta de outras estratégias preventivas que compõem a prevenção combinada e a abordagem para outras infecções sexualmente transmissíveis. 

Nenhum comentário: