Páginas

sábado, 2 de abril de 2022

Tropas russas se retiram da região de Kiev, mas querem tomar leste e sul, diz Ucrânia

 


O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (2), que as forças russas pretendem tomar o leste e o sul do país e reclamou que as nações ocidentais não forneceram a Kiev sistemas antimísseis suficientes.

Em um discurso por vídeo, Zelensky também elogiou os soldados que defendem o porto cercado de Mariupol, dizendo que a resistência estava permitindo que outras cidades ganhassem um tempo valioso.

Mais cedo, o governo declarou que a região de Kiev foi retomada pelas tropas ucranianas e que está “livre” do inimigo. A informação foi confirmada por Hanna Maliar, vice-ministra da Defesa da Ucrânia, em uma publicação no Facebook.

A CNN não pôde verificar imediatamente se toda a região de Kiev foi liberada das tropas russas pelas forças ucranianas, mas, nos últimos dias, o exército ucraniano recuperou o controle dos subúrbios ao redor da capital.

Segundo Mykhailo Podolyak, um dos assessores da presidência ucraniana, a retirada do exército russo do norte da Ucrânia faz parte de uma estratégia. Podolyak reforçou o apelo por ajuda militar ao ocidente, dizendo que os ataques russos devem se intensificar no sudeste e sul do país, região onde está a cidade de Mariupol, uma das mais afetadas pelo conflito no leste europeu.

O próprio Kremlin afirmou neste sábado que um dos objetivos da operação militar de Moscou na Ucrânia é salvar a região de Donbas, onde estão localizadas as repúblicas autoproclamadas de Donetsk e Luhansk, e restaurar seu estado nas fronteiras.

A Ucrânia acredita que o propósito russo vai além da região separatista. Analistas acreditam que os bombardeios constantes no sul e sudeste ucranianos estejam ligados ao objetivo de construir um corredor terrestre que ligará a Rússia à Crimeia, região anexada há oito anos.

Nenhum comentário: