Páginas

sábado, 17 de setembro de 2022

Dia Mundial da Limpeza tem ações no litoral potiguar; confira

 


Mais de mil voluntários potiguares preparam, neste sábado (17), uma das maiores iniciativas do mundo: o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). Em Natal, a programação será marcada pela limpeza de toda a orla da cidade. Esta é a 5ª edição realizada na capital potiguar.

A concentração está marcada para às 8h30, na Praia da Redinha. Até às 12h, os voluntários atuarão nos seguintes pontos: Iate Clube - Regata Marinha, Praia do Forte, Praia de Miami/Areia Preta, Hospital Universitário Onofre Lopes e Mãe Luiza.

Já a partir das 14h, a iniciativa acontecerá em outros diferentes locais: Iate Clube - Gamboa do Jaguaribe, Praia do Meio, Ponta Negra I, Vale das Cascatas (início Via Costeira) e Ponta Negra II, encerrando às 17h30. O evento também poderá acontecer em outras partes da orla, respeitando a tábua de maré.

“Essas praias são os principais alvos dessa ação, mas ela se estende por toda a cidade, aonde quer que esteja qualquer voluntário. Motivaremos toda população a participar aonde ela quiser atuar, porém cada um deve se preparar com equipamentos e materiais necessários para a coleta de lixo, como também escolher o local e destinar o lixo coletado em pontos oficiais da Urbana, para que esse lixo não tenha um destino inadequado”, explica a líder estadual do Dia Mundial da Limpeza, Nayara Azevedo.

Ação na zona Norte

Na zona Norte de Natal, o evento é organizado por Kelly Dantas, líder inscrita no Instituto Limpa Brasil - organização sem fins lucrativos que atua no Brasil como parceira do movimento global Let´s Do It. A programação terá início às 9h com a limpeza solidária e recebimento de roupas, calçados e brinquedos em bom estado. Dando continuidade, às 9h30, será a vez da limpeza mental e aula de alongamento e dança. Para fechar, das 10h às 12h, o drivethru ambiental arrecadará lixo reciclável (limpo) e lixo eletrônico.

Marinha do Brasil

Em Natal, os militares da Marinha do Brasil atuarão no rio Potengi e Gamboa do Jaguaribe, com realização de regata ecológica, que terá a participação de crianças e adolescentes do Instituto Navegar, bem como na Praia do Forte, em conjunto com os escoteiros do mar.

Já em Nísia Floresta, mergulhadores atuarão na retirada de resíduos submersos na Lagoa de Arituba. As atividades integram a agenda de comemorações alusivas ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Ações em Pipa

O Preserve Pipa em parceria com o Projeto Tamar realizam durante o fim de semana várias ações de limpeza nas praias de Pipa. Neste sábado (17), a ação acontece na Praia do Amor e na Praia do Centro. No domingo (18), será a vez da Praia do Madeiro.

Além dos participantes do Preserve Pipa e Projeto Tamar, a iniciativa busca motivar toda população a participar junto. Para aqueles que desejarem colaborar como voluntário, basta ir a um dos pontos de encontro a partir das 11h, no sábado (17) será no Canana da Carol na Praia do Amor e no domingo (18), o ponto de encontro será na Barraca Madeiro Drinks, na Praia do Madeiro.

A maratona em favor da sustentabilidade também contará com ação do Projeto Tamar para turistas, frequentadores e moradores sobre conscientização ambiental e as consequências causadas pelo lixo às tartarugas e golfinhos tão presentes no litoral do RN, especialmente na Praia da Pipa. 

O lixo pode causar obstruções do trato digestório comprometendo a capacidade de se alimentarem ou a má nutrição, podendo levar até os animais à morte; doenças; diminuição da reprodução, do crescimento e da longevidade.

“É extremamente importante essa conscientização de todos sobre a preservação do meio ambiente e como isso impacta em todas as esferas, seja na natureza, na economia, no turismo e nas nossas vidas. Por isso estamos empenhados a levar essa causa como algo primordial na preservação da nossa querida Praia da Pipa”, afirma Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.

O movimento Preserve Pipa já realiza limpezas rotineiras na praia e ações periódicas de preservação e valorização de um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte. Entre as ações, para garantir a proteção das belezas naturais que atraem visitantes de todo o mundo, o Movimento realiza a coleta seletiva de resíduos com certificado de rastreabilidade emitida pela Associação de Catadores de Reciclagem de Arez, AMAREZ.

Em parceria com a Pipa Limpa, responsável por capacitar os associados para realização da coleta seletiva que a Amarez recolhe, com conteúdos voltados para a educação ambiental.  Essa rastreabilidade consiste em uma certificação de que o Preserve Pipa irá garantir o encaminhamento dos materiais recicláveis para destinos ambientalmente corretos. A estimativa é desviar do aterro sanitário pelo menos meia tonelada de resíduos por mês.

Limpeza em Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim, em parceria com a Câmara de Vereadores, realizam uma ação de limpeza na Praia de Pirangi, a partir das 9 horas, deste domingo (18).

Na ocasião, haverá a entrega de mudas e disponibilização de ecoponto, visando a separação e o recolhimento de resíduos eletrônicos e materiais recicláveis, além de uma tenda com exposição de medidas sustentáveis realizadas pela Casa Legislativa.

 

Nenhum comentário: