Páginas

sexta-feira, 10 de março de 2023

Prazo de pagamento do primeiro vencimento do IPVA 2023 encerra nesta sexta-feira (10)

Foto: Divulgação/ SET-RN

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 têm até esta sexta-feira (10) para aproveitar o desconto de 5% no pagamento à vista do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023, no Rio Grande do Norte. Aqueles que preferirem parcelar o tributo poderão fazê-lo em até sete vezes, mas sem desconto.

O valor do IPVA é calculado com base no preço constante na nota fiscal para veículos novos, e na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para os usados. A alíquota no estado é de 3%.

Os boletos para pagamento estão disponíveis no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), ou no aplicativo Nota Potiguar, que oferece desconto de até 15% para aqueles que destinaram a pontuação acumulada no ano passado ao IPVA e pagarem o imposto à vista. Se parcelado, o desconto será de até 10%. O subdiretor de Controle de IPVA da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), Ricardo Luiz Matias Pinheiro, ressalta que o desconto oferecido pela Nota Potiguar já está calculado na guia de pagamento.

Os contribuintes que não quitarem o tributo até o prazo estipulado terão que arcar com juros e multas. O calendário de pagamentos segue até dezembro, com vencimentos pré-estabelecidos até junho, de acordo com a numeração final da placa dos veículos. Estão isentos da taxação os veículos adquiridos há mais de dez anos, as motocicletas com potência inferior a 50 cilindradas e os veículos exclusivamente elétricos.

Mais de 458 mil veículos estão aptos a pagar o IPVA no estado neste ano, e as guias para pagamento devem ser obtidas na internet. Mesmo após o vencimento, o documento é atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor total.

 

 

Nenhum comentário: