Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Merenda Escola em São José do Seridó é sinônimo de satisfação

O município de São José do Seridó, com pouco mais de 4.200 habitantes, está situado na região Seridó do Rio Grande do Norte e tem a educação como um dos seus principais destaques. Na zona urbana tem 1 Centro de Ensino Infantil, 1 Escola de Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano; na zona rural tem um Centro de Ensino Rural onde funciona ensino infantil e fundamental do 1º ao 5º ano.

O Centro de Ensino Infantil Maria de Medeiros Dantas, dirigido pela professora Francy Fernandes de Araújo, por exemplo, realiza um cronograma de trabalho com muito cuidado com as 230 crianças/alunos. A faixa é etária de 0 á 5 anos, funcionando 8 horas diárias. Além das atividades pedagógicas, há o Programa de Alimentação Escolar para estas crianças, acompanhado por nutricionista. 

Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raul de Medeiros Dantas, que também recebe acompanhamento da nutricionista Salma Bulhões, tem um cronograma de alimentação assim organizado: às 6h40min desjejum com frutas, papa, bebida láctea, etc; às 9 horas merenda para os alunos do 1º ao 5º ano e ás 9:25 para os alunos do 6º ao 9º ano.

Na escola em epígrafe funcionam 9 salas no turno matutino e 10 no vespertino. À tarde, a merenda é servida às 15 horas para alunos do1º ao 5º ano, e as 15h25min do 6° ao 9º ano. A diretora da Escola, Maria Conceição de Araújo Lima, ressalta que a Escola segue a rigor todas as orientações da nutricionista, pois a preocupação dos que dirige a escola é o bem estar e a saúde de seus alunos. 

O Centro de Ensino Rural Francisca Macêdo de Medeiros, que tem como Diretora a professora Valdete Costa do Nascimento Azevedo, segue o mesmo padrão de acompanhamento e higienização para preservar a qualidade da alimentação escolar dos discentes.

A secretária de Educação do município, Flávia Maria de Medeiros, acompanha todo o processo in loco, com o objetivo de proporcionar merenda de qualidade, com teor nutritivo, mas, que também agrade ao paladar de seus usuários.

A nutricionista Salma Bulhões acompanha toda a rede municipal de ensino com atividades lúdicas sobre educação nutricional com crianças. Toda rede recebe um acompanhamento periódico visando o estado nutricional e o crescimento da criança.

Quanto às merendeiras, essas recebem orientações da nutricionista, como também os professores e alunos, no tocante a questão alimentar. Vale ressaltar que existe um controle da direção desde a entrega até o armazenamento destes alimentos. 

Há um acompanhamento por parte da nutricionista quanto a aceitação ou rejeição da criança para adequação do cardápio. Para Renan Medeiros Dantas, de 15 anos, do 9º ano, a merenda é gostosa e o seu teor nutritivo atrai a vontade de saboreá-la. Já Alexander da Silva, 36 anos, pescador, pai da pequena Lucimária de 6 anos , disse que acompanha o desenvolvimento da sua filha e que ela gosta muito da merenda servida nas escola. 

Ele ressalta que a forma como a sua filha é cuidada na escola é o motivo dela ser apaixonada pela unidade escolar. Já a merendeira Ivone Dantas destacou a satisfação de trabalhar na escola Raul e disse que a variação do cardápio é constante e que os alunos se mostram satisfeitos com as comidas servidas e sempre acompanhadas pela nutricionista. 

Inclusive as merendeiras do sistema educacional participam de cursos como o ‘’Mesa Brasil’’, que aconteceu recentemente na cidade. Neste contexto, as merendeiras ficam ainda mais preparadas para novos cardápios que porventura sejam colocados na entidade de ensino.

As três unidades educacionais do município de São José do Seridó, gerenciadas pela Secretaria municipal de Educação e Cultura tem em suas cozinhas uma higienização constante. As pessoas envolvidas na cozinha usam luvas e tocas e não é permitida a entrada de pessoas nestes locais sem antes utilizarem estes artigos de suma importância na higiene do local. 

Com uma realidade diferente, o município de São José do Seridó segue o caminho inverso a outras cidades do país, denunciadas em rede de televisão nacional. 

A cidade é administrada pelo Prefeito Jackson Dantas, que na opinião da Secretária de Educação, é o principal responsável pela qualidade da educação do município e vem sendo detentor de vários prêmios em reconhecimento à sua atuação na educação no município.

Por Site de São José do Seridó

Nenhum comentário: