Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Tremor de magnitude 7,8 deixa mais de mil mortos na Turquia e na Síria


Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter, ocorrido na região central da Turquia, deixou centenas de mortos e milhares de feridos na própria Turquia e ainda na Síria. O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilômetros e relatou uma série de terremotos, um de magnitude 6.7. A região atravessa falhas sísmicas.

Na Turquia, mais de 900 mortes foram registradas, com pelo menos 5,3 mil feridos, segundo os dados divulgados pelo presidente turco, Recep Tayip Erdogan. Na Síria, já devastada por mais de 11 anos de guerra civil, o Ministério da Saúde informou que mais de 326 pessoas morreram e 1.042 ficaram feridas. No noroeste controlado pelos rebeldes sírios, as equipes de resgate afirmaram que 147 pessoas morreram.

Imagens mostram uma criança sendo retirada do meio dos escombros de um edificio que caiu em Azaz, na Síria. Equipes de resgate tentam salvar as vítimas que ainda estão soterradas. Há centenas de feridos. Em Sanliurfa, no Sul da Turquia, um prédio de seis andares desabou. O edifício não aguentou o tremor de terra.

O presidente turco informou também que mais de 2,8 mil prédios desabaram, o que aumenta a probabilidade de o número de mortos ser bem maior. Segundo Erdogan, 45 países já ofereceram ajuda para os trabalhos de resgate.

"A combinação de grande magnitude e profundidade rasa tornou esse terremoto extremamente destrutivo", disse Mohammad Kashani, professor associado de engenharia estrutural e sísmica da Universidade de Southampton.

Esse foi o terremoto mais grave da Turquia desde 1999, quando um de magnitude semelhante devastou Izmit e a densamente povoada região oriental do Mar de Mármara, perto de Istambul, matando mais de 17 mil pessoas.

Lula se solidariza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou com as vítimas dos terremotos. “Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu Lula, nas redes sociais.

Com informações da Agência Brasil


 

Nenhum comentário: