Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Quem é o culpado


Luís Henrique Nóbrega de Faria Gomes
Prof. Faculdade Católica Santa Teresinha


Os sistemas de Informação são ferramentas responsáveis por prover ao usuário informações que possam ser utilizadas na tomada de decisão, informações essas que devem ser utilizadas para aprimorar nosso conhecimento, nos levando a um nível mínimo de erro em nossas ações. 

Mas não é isso que vemos na realidade, o que acontece é que os sistemas de informações estão cada vezes mais potentes, mais complexos e também mais caros, produzindo informações cada vez mais detalhadas, mas a qualidade das decisões continuam nos mesmos níveis, continuamos com um alto índice de subutilização desses sistemas, muitos colocam a culpa nos softwares que automatizam esses sistemas, mas a realidade é outra, completamente diferente.       


Começamos a identificar que o problema está no sujeito que está do outro lado dos sistemas, ou seja, nós usuários e responsáveis pela tomada de decisão. Somos nós que precisamos mudar, a responsabilidade do sistema de informação acaba no momento que a informação é entregue ao usuário, e é nesse momento que entra a capacidade do usuário em transformar essa informação em conhecimento e utilizá-lo para produzir ações que possam minimizar os erros e otimizar o negócio em questão. 


Infelizmente não acompanhamos a evolução da tecnologia, perdemos a capacidade de criatividade, de inovação, de questionar ou seja, não estamos mais criando soluções, estamos apenas replicando, viramos meros copiadores, sem o mínimo senso de criatividade. A preocupação está em mudar a maneira de pensar dos nossos jovens, fazer com que o google não tome o lugar do nosso da nossa criatividade. 



Nenhum comentário: