Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Vital do Rêgo critica governo da Paraíba pelo corte de recursos à universidade do estado

Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (5), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou o tratamento que, segundo ele, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem recebendo do governo do estado.
- Essa indignação não é somente minha, mas de todo a sociedade da Paraíba – afirmou.
De acordo com o senador, no último dia 31 de janeiro foi publicado o cronograma mensal de desembolso do estado.  Vital do Rêgo informou que o valor designado para a UEPB veio bem abaixo do esperado. Segundo a reitora da universidade, Marlene Alves, a instituição tem direito a 5,77% da receita estadual – o que corresponderia a R$ 27 milhões mensais e não aos R$ 18,7 milhões, conforme publicado. Ele disse que muitos já têm se aproveitado da situação e proposto a privatização ou a federalização da UEPB.
Vital afirmou que tem uma profunda ligação sentimental com a universidade, pelo fato de ter sido aluno, monitor e professor concursado da instituição. Segundo o senador, seu pai foi reitor da UEPB e coordenou um acordo com o governo estadual à época, iniciando o processo de estadualização da universidade.
O senador declarou que a UEPB é um patrimônio do povo paraibano, com oito campi, que oferecem 46 cursos de graduação para 20 mil alunos, além de 13 cursos de mestrado. Vital do Rêgo destacou a importância da educação e destacou que, em países como os Estados Unidos e Coréia do Sul, há muito mais jovens matriculados em cursos universitários do que no Brasil.
- Não posso assistir, passivamente, a uma manobra que coloca em risco a autonomia financeira da UEPB - afirmou.
Agência Senado

Nenhum comentário: